O que a Bíblia diz sobre o aborto?

08:53 0 Comments

O Aborto é, primeiro e principalmente, um pecado contra Deus e sua Perfeita Lei, “Não matarás” " (Êxodos 20:13). O oposto de “dar” a vida é “tirar” a vida, ou em palavras mais fortes, “DESTRUIR” a vida. O único que pode “dar” a vida é o SENHOR Criador do Céu e da Terra. “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-ME DADO TODO O PODER no céu e na terra.” (Mateus 28:18). O Senhor Jesus Cristo é o “Fiel criador” (1Pedor 4:19).  “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (João 1:3-4). Portanto, Ele é o único que merece “tirar” A vida. Jesus disse, “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” (João 10:17-18).

Quando  a vida Começa?

Algumas pessoas acham que o aborto não é um homicídio porque o feto, ou até o embrião, não está vivo. Eles admitem que o feto/embrião está crescendo, mas insistem que (de alguma maneira) a vida não está envolvida. “Mas eu te declararei o que está registrado na escritura da verdade” (Daniel 10:21). O Senhor Criador diz, através de Davi, que Ele ver o não nascido e eles estão escrito em Seu Livro. “13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos (no original é Feto) não te foram encobertos, quando no oculto fui feito... 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe [isto é, o embrião, o feto, ainda não formado]; e no Teu Livro todas estas coisas [na Versão King James "coisaS" está traduzido como "MEMBROS"] foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia (Salmos 139:13-16). Davi disse que o SENHOR o reconhecia como uma pessoa desde a concepção, enquanto o seu pequeno feto (corpo) ainda não tinha braços, pernas, dedos ou “Membro”. Se Deus o reconheceu como uma pessoa. Não devemos concluir que todo feto do momento da concepção é uma pessoa? Deus não faz “acepção de pessoas”  (Atos 10:34), será que Deus não trataria todos os fetos como pessoas?

A frase na versão King James, “meu (corpo) aindainforme (139:16) vem da palavra Hebraica golem, que quer dizer “Embrião” ou “Feto”.

O Verso 16 – ‘meu (corpo) ainda informe’ [Salmos 139:16]. “Uma palavra no original, a qual quer dizer de forma estrita algo enrolado em forma de bola, e consequentemente supõe-se está se referindo ao feto ou embrião.” --quote by J. J. Stewart Perowne, from "The Treasury of David" by C. H. Spurgeon.


Até na concepção, quando o novo ser está “enrolado como uma bola,” Deus anota que um ser humano começou sua jornada de existência. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas. Salmos 139:16. Na versão King James está traduzido assim: Os teus olhos viram o meu corpo ainda imperfeito; e no teu livro todos os meus membros foram escritos. Por que o homem ignorante não consegue aprender de um Deus tão sábio? No momento da concepção, o poder da criação de Deus começa outra vida humana. A Vida humana existirá por uma eternidade.

Se é permitido nascer, e permitido amadurecer para uma agencia moral, que a vida humana terá o privilégio exercitar o seu livre arbítrio na “semelhança de Deus.” Se essa vida irá honrar a Deus com a as escolhas certas e basicamente  morar no céu com seu Salvador e Pai – ou se sua vida irá justificar a punição de Deus no inferno com escolhas erradas – uma coisa é certa. A criança ainda não nascida, não deixa de ser uma criança. Se o não nascido demonstra o seu entusiasmo através de chutes e pancadas incomuns na barriga da mãe, ou se o bebê pula de alegria na entrada do sseu Salvador, assim como o não nascido João Batista na presença do seu não nascido Salvador, Jesus Cristo – um bebé embrião não é nada mais nada menos do que uma criança.


41 E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. 42 E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. 43 E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 44 Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas. 46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;  (Lucas 1:41-47). (Por favor note, queridos leitores católicos, Maria precisou ser salva pelo Salvador assim como outros seres humanos precisam. Por favor veja Nosso Artigo “Na Earnest Appeal aos Catolicos Rmoanos --  ou, o romano catolicismo examinado a luz das escrituras”.)

Até antes de uma mulher aparentemente aparece de algo crescendo dentro dela, ela afirma que está “com filho”.

 “Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho...” (Gênesis 16:11)
 “E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai” (Gênesis 19:36)
“...Tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério...”  (Gênesis 38:24)
 “Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes.” (Êxodo 21:22).
4:19). “A esposa de Finéias, com filho perto de ser liberto...” (1Samuel 4:19).
E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida. (2Samuel 11:5)
Então disse Hazael: Por que chora o meu senhor? E ele disse: Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás. (2 Reis 8:12)
“Como a mulher grávida, quando está próxima a sua hora, tem dores de parto, e dá gritos nas suas dores, assim fomos nós diante de ti, ó SENHOR!” (Isaías 26:17).
Se a escritura trata um feto como sendo uma criança, e a escritura é a própria palavra de Deus, então Deus cumpre para todo que ouvem, “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. (Mateus 5:21). “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.” (Isaías 49:15) “E disse-lhe o SENHOR: Põe-lhe o nome de Jizreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jizreel sobre a casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.” (Oséias 1:4).

A vida começa quando Deus dita o seu começo. “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:7). Se o SENHOR é poderoso suficiente para DAR a vida (Isto é., “As tuas mãos me fizeram e me formara...” (Salmos 119:73), então o SENHOR  é poderoso suficiente para dizer QUANDO a vida pode começar.

1 Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. 2 Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre? 22 E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. (Gênesis 30:1-2,22)

Poderoso é o Seu Nome.


Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. (Gênesis 49:25)
É apenas a providencia e permissão do poderoso doador de vida que determina se uma madre serrada conceda o fruto da vida.

ELCANA 4 E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. 5 Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre... 8 Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. (1Samuel 1:4-5,8,10-11,19-20).

Quando o dono da vida que é poderoso ordena para que a vida comece, até as leis naturais da idade e a impossibilidade não pode parar o destrelar desse poder da vida.

11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. 12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? 13 E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? 14 Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho... 21:2 E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. Gênesis (18:11-14,21:2)
Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. (Hebreus 11:11-12).

0 comentários: